sábado, 31 de outubro de 2009

Outubro Rosa: importantes descobertas




Chegamos ao final de outubro e da Campanha Outubro Rosa com saldo bastante positivo!!!



Muita gente participou, aprendeu, se informou, ajudou, enfim, a campanha atingiu seu objetivo de informar o maior número de pessoas sobre a importância de se detectar a doença precocemente, para salvar muitas vidas...






Além disso, quero ressaltar a descoberta de cientistas canadenses do genoma do câncer de mama. Uma equipe da agência do câncer da Columbia Britânica sequenciou o genoma do tumor e identificou as mutações que permitem a propagação do câncer pelo organismo. Os cientistas analisaram a evolução, durante nove anos, de um carcinoma metastático do seio, e identificaram 32 mutações. Em seguida, determinaram o número de anomalias presentes no tumor inicial." Esta descoberta marca uma virada na compreensão das origens do câncer de mama e no desenvolvimento de tratamentos específicos para nossos pacientes", disse o Dr. Samuel Aparicio, que dirigiu o estudo, publicado na revista Nature. *1







Cabe destacar que três pesquisadores dos Estados Unidos ganharam o Prêmio Nobel da Medicina esse ano: Elizabeth Blackburn, Carol Greider e Jack Szostak . O trabalho dos cientistas começou a ser feito há 25 anos e descobriram uma enzima (telomerase). A pesquisa ajudou a medicina a compreender como o câncer ataca o organismo e também como se dá o processo de envelhecimento. *2








Bom Feriado para todos.







Abs.





Fonte:
* 1 -
ultimo segundo
* 2 - Globo.com

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Seminário: Perspectivas da Economia para 2010

A Associação comercial de São Paulo organizou o Seminário "Perspectivas da Economia para 2010" no dia 29/10/2009. Os diversos especialistas participantes concluíram que:
1 - a economia brasileira terá crescimento no último trimestre de 2009 em relação a igual período do ano passado, mas não o suficiente para eliminar a queda que sentiu no último trimestre de 2008 e o primeiro deste ano.
2 - O bom desempenho irá se estender ao longo de 2010, levando o país a um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre 4,5% e 5%.
3 - Recuperação de crédito para pessoa física nos níveis de setembro de 2008.
4 - Alargamento dos prazos de financiamento.
5 - Melhora do emprego e da massa salarial.
6 - Menor índice de inadimplência.
Participaram do Seminário: Alencar Burti (presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Marcel Solimeo (diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal), Maílson da Nóbrega (economista e ex-Ministro da Economia) e Roberto Macedo (economista, vice-presidente da ACSP).
É bom terminar a semana com boas perspectivas!!!
Bom Feriado a todos. Abs.



Fonte: Jornal Diário do Comércio - p. E1

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Rui Barbosa e dias melhores...

De tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra,
a ter vergonha de ser honesto.

Rui Barbosa



A reflexão acima faz parte do discurso de Rui Barbosa como paraninfo da turma de formandos de direito da Faculdade de Direito do Largo São Francisco do ano de 1920, sendo que o texto, na íntegra, pode ser lido no livro "Oração aos Moços", uma verdadeira lição de fé em nós mesmos e civismo em como nossas atitudes pessoais e profissionais geram consequências na sociedade.



Tenhamos esperança e façamos a diferença em cada pequeno gesto e atitude em nossas vidas!!!




Outubro Rosa - participe dessa idéia.




Abs.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Ladrão processa vítima: acredite se quiser...


O assaltante Wanderson Rodrigues de Freitas, de 22 anos, se sentiu injustiçado e humilhado porque apanhou do dono da padaria que tentava assaltar. O crime ocorreu na Avenida General Olímpio Mourão Filho, no Bairro Planalto, Região Norte de Belo Horizonte, por volta das 14h30 de uma terça-feira.


Wanderson chegou ao estabelecimento e anunciou o assalto. Ele rendeu a funcionária, irmã do proprietário, que estava no caixa e conseguiu pegar R$ 45,00. No entanto, quando ia fugir, foi surpreendido pelo dono da padaria: "Estava chegando, quando vi minha irmã com as mãos para o alto. Já fui roubado mais de 10 vezes nos sete anos que tenho meu comércio. Quatro dias antes de esse ladrão aparecer, tinha sido assaltado. Não pensei duas vezes e parti para cima dele. Caímos da escada e, quando outras pessoas perceberam o que estava acontecendo, todos começaram a bater nele também. Muitos reconheceram o ladrão como autor de outros assaltos da região", conta o comerciante.


A ação em tramitação no Fórum Lafayette , em Belo Horizonte é uma queixa-crime apresentada por lesões corporais contra a vítima- o comerciante, por ter reagido durante o assalto, provocou surpresa até mesmo nos meios jurídicos e foi classificado como uma "aberração" pelo juiz Jayme Silvestre Corrêa Camargo, da 2ª Vara Criminal, que suspendeu a ação.


Em sua decisão, o juiz Jayme Silvestre Corrêa Camargo considerou o fato de um assaltante apresentar uma queixa-crime, alegando ser vítima de lesão corporal, como uma afronta ao Judiciário. O magistrado rejeitou o procedimento, por considerar que o proprietário da padaria agiu em legítima defesa. Além disso, observou que não houve nenhum excesso por parte da vítima. O magistrado avaliou que o homem teria apenas buscado garantir a integridade física de sua funcionária e, por extensão, seu próprio patrimônio. "Após longos anos no exercício da magistratura, talvez este seja o caso de maior aberração postulatória. A pretensão do indivíduo, criminoso confesso, apresenta-se como um indubitável deboche", afirmou o juiz.


Sou advogada há 14 anos e nunca tinha visto nada assim...



Você concorda com o juiz ou acredita que o ladrão está correto em pedir indenização e queixa-crime contra sua vítima? Qual sua opinião?



Participem do Outubro Rosa e da ABRALE.


Abs.



Fonte: Ingrid Furtado - 26/01/09


terça-feira, 20 de outubro de 2009

Blog Instigante





Recebi esse selo do amigo Ricardo, agradeço a indicação porque ele realmente tem um blog bastante crítico e questionador, o que faz aumentar minha responsabilidade de procurar trazer uma leitura diferente daquela que vemos e lemos em todos os meios de comunicação. Valeu !!!




Esta premiação foi criada pelos blogs Osho-br e Koyanisqatsi. O selo de reconhecimento Blog Instigante premia os blogs que, além da assiduidade das postagens e do esmero com que são feitos, provoca-nos a necessidade de refletir, questionar, aprender e – sobretudo – que instigam almas e mentes à procura de conhecimento e sabedoria.


A regra dessa premiação diz que ao receber o selo Blog Instigante devemos esclarecer sobre os requisitos das indicações e conferi-lo a outros 7 blogs. Dentre os excelentes blogs que acompanho com mais assiduidade, indico aqueles que ainda não tive oportunidade de reconhecer o trabalho:


2 - Blog do Argemiro Ferreira


4 - Cajuru





Participe do Outubro Rosa.




Abs a todos.


sábado, 17 de outubro de 2009

Pesar...

Não é a consciência dos homens que determina o seu ser social,
mas, ao contrário,
é o seu ser social que determina sua consciência.

Karl Marx






O que era para ser mais um alegre feriado se transformou em tragédia, na noite do último dia 12 de outubro três alunos do 2º semetre noturno de administração L.H.F.R.S., R.C. e R.M.O. faleceram em decorrência de acidente ocorrido na Rodovia Castello Branco. Eles voltavam de final de semana prolongado no interior de São Paulo. Parece que um caminhão que tentava sair de uma valeta colidiu com o carro dos rapazes nos arredores de Botucatu.




A psicopedagoga da faculdade está apoiando a turma de alunos e professores para lidar com esse fato tão doloroso, realmente é muito difícil retomar o trabalho acadêmico após um fato tão traumático. Apesar de não lecionar para essa turma, o sentimento de imenso pesar também me afetou, como diz o comunicado da reitoria: "A morte de um jovem é uma ofensa ao senso comum."





Participe do Outubro Rosa.





Abs a todos.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor - Resultado do Sorteio





Hoje é dia do professor e acabei de chegar da Faculdade e, conforme prometi, fiz o sorteio dos livros da editora Atlas, o primeiro é a Constituição Federal de 1988 com suas emendas e o segundo é a Nova Lei de Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial.





Primeiramente, agradeço a colaboração de alunos que não estavam participando do sorteio, porque os papéis com os nomes dos participantes foram "auditados" pela aluna Josefa Andrade, todos os outros alunos do 2º B fiscalizaram o procedimento do sorteio. A aluna Poliana Nascimento pegou o primeiro papel para sortear a "Constituição Federal" e o aluno Fábio Cheung pegou o segundo papel para sortear a "Nova Lei de Falência", os ganhadores são:



Constituição Federal: Jefferson Cunha

Nova Lei de Falência: Maria Cecília Soares




Parabéns aos ganhadores, espero que façam um bom proveito. Agradeço a todos que participaram e emitiram suas opiniões sobre a diversidade de cultura e religião porque, como educadora, quero aumentar o debate sobre essa diferença e a diversidade pois esse é um dos maiores desafios dentro e fora da sala de aula, pois diz respeito a toda a sociedade.


Uma pesquisa realizada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira, revelou que todas as pessoas envolvidas com a escola, desde os pais até os docentes, praticam algum tipo de discriminação, assim, os docentes precisam desconstruir suas próprias pré-noções.


Segundo essa pesquisa, 99,3 % dos alunos, pais, funcionários e professores possuem algum tipo de preconceito étnico-racial, socioeconômico, com relação a portadores de necessidades especiais, gênero, geração, orientação sexual ou territorial.



O estudo ouviu 18,5 mil pessoas em 501 escolas públicas de todo o país. O grupo mais atingido pela discriminação foi o de portadores de necessidades especiais, em seguida estão os negros. Para diversos especialistas, a Escola reflete o que ocorre na sociedade, e eu concordo com isso.


Como o professor é um agente na formação de opinião, ele deve estimular o debate sobre essas questões e apresentar a diversidade das visões de mundo. Eu procuro debater sobre diversas matérias de interesse da sociedade na sala de aula (desde que pertinente à matéria que leciono) e, principalmente, nos blogues, que não tem restrição de assunto e são um espaço bastante democrático.


Espero que todos continuem participando com seus comentários e sugestões. Parabéns a todos os professores, especialmente aos que estão sempre por aqui: Dalton França e Combates pela História.

Agora vou tomar um chá bem quente e ver se melhoro dessa gripe horrorosa. Abs a todos.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Campanha contra a Exploração sexual de crianças - Palestra Gratuita: "Crimes contra a Dignidade da Pessoa Humana"



Faça sua parte: Disque Denúncia 181





A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Netp) e do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IpemSP), promoverá, nos dias 13, 14 e 15, das 8 às 16 horas, a campanha Semana da Criança, nos postos de verificação de taxímetros do IpemSP.

A ação distribuirá folhetos e adesivos a taxistas, considerados possíveis parceiros nas denúncias sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. O objetivo é informar todos os profissionais do volante sobre o DisqueDenúncia (telefone 181) e incentiva-los a ligar sempre que presenciarem alguma cena suspeita. A ligação é gratuita e tem sigilo garantido.




"Vamos mostrar porque é importante que fiquem atentos a situações estranhas. Um telefonema pode ajudar a desmantelar uma organização criminosa que viola os direitos humanos de jovens e crianças”, afirma a coordenadora do Netp, Anália Ribeiro.





Estima-se que, no mundo, cerca de 500 mil crianças são vítimas de tráfico para fins de exploração sexual. Segundo a ONU, o tráfico de pessoas movimenta US$ 12 bilhões por ano e está entre as três práticas criminosas mais lucrativas do planeta, ao lado do tráfico de drogas e de armas.





Fonte: Imprensa Oficial – 10/10/2009




Palestra do Ministério Público sobre "Crimes contra a Dignidade Sexual"



O Diretor da Escola Superior do Ministério Público de São Paulo COMUNICA que a Escola Superior do Ministério Público de São Paulo e o 7º Núcleo Regional da ESMP (Franca), com apoio da 13ª Subsecção da OAB/SP - Franca, promovem palestra sobre o tema “Crimes Contra a Dignidade Sexual”, conforme programação que segue:



Data: 23 de outubro de 2009
Horário: das 8h às 11h30
Local: Auditório da OAB
Av. Major Nicacio, 2400
Franca - SP



* Expositor: Carlos Ernani Constantino - Promotor de Justiça
* Debatedor: Paulo Cesar Correa Borges - Promotor de Justiça
* Coordenação Geral: Mario de Magalhães Papaterra Limongi - Diretor da ESMP
* Coordenação Local: Carlos Henrique Gasparoto - Promotor de Justiça e Coordenador do 7º Núcleo Regional da ESMP (Franca)





Público: Membros do Ministério Público, da Magistratura, Estagiários e Servidores dessas Instituições e demais operadores do Direito





Inscrições e Informações:
* Inscrições gratuitas: de 09 a 21 de outubro de 2009, das 13h às 16h30

* na Sede Regional da APMP – Franca, ou pelo telefone (16) 3723-4248.
* Informações: na homepage da ESMP, www.esmp.sp.gov.br, link eventos.
* Vagas limitadas.
* Será conferido certificado aos que assinarem a lista de presença.






Para quem quiser saber o motivo que escrevi dessa cor, clique em Outubro Rosa.





Quem ainda não deixou seu comentário para participar do Sorteio dos Livros, poderão escrever seus comentários até o dia 15/10 às 12h (clique aqui), pois farei o sorteio na sala de aula à noite, divulgarei o resultado aqui no blog para que todos saibam quem serão os dois (ou duas) felizardo(a)s.


Abs.




sábado, 10 de outubro de 2009

A arte de ser criança




Brinquem juntos como família,

A farra e a animação liberam

uma energia que revigora

e renova o corpo e a alma.

Quando a família brinca junto, todos ganham.


Kass Dotterweich







Aproveitem o dia das crianças para brincar em família, precisamos resgatar os valores mais preciosos da vida, cultivar o pouco tempo que temos com a melhor qualidade possível...



O vídeo fala por si mesmo...











Escrevi dessa cor em função do Outubro Rosa.



Para quem quiser participar do Sorteio de Livros no dia dos professores, clique aqui.




Abs a todos.




sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A inconstitucionalidade da Portaria CAT 95/2006



"Perdemos muito por medo de tentar."
J. N. Maffitt



A inconstitucionalidade da Portaria CAT 95/2006 elaborada pela Secretaria dos Negócios da Fazenda do Estado de São Paulo é flagrante em seus diversos artigos e está afetando diretamente inúmeros contribuintes.



É impressionante como no Brasil o Poder Executivo se arvora nos demais poderes, estendendo seus tentáculos insaciáveis em direção aos contribuintes que são considerados culpados e julgados sem que tenham o direito de se defender, em flagrante afronta à nossa Constituição Federal.



Para se ter uma idéia da ânsia do Poder Executivo Estadual, basta citar a publicação do Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 1º de outubro de 2009, páginas 20 e 21, onde temos, de uma só vez, que o Chefe do Posto Fiscal do Ibirapuera expediu a cassação da inscrição estadual de 143 contribuintes em virtude da declaração de não localização do estabelecimento nos termos dos artigos 11 e 12 da Portaria CAT 95/2006.


Artigo 11 - A constatação de inatividade pelo Fisco será formalizada por meio de "Declaração de Não Localização de Estabelecimento", que deverá conter, no mínimo:
I - a data provável da cessação da atividade;

II - a indicação se a atividade foi realmente iniciada ou não após a concessão da inscrição.

§ 1º - Sem prejuízo de outros elementos de comprovação, deverão ser juntados os documentos comprobatórios à "Declaração de Não Localização de Contribuinte".

§ 2º - Caso seja constatada, antes de ser considerada inapta a inscrição, ainda que por meios indiciários, que a inatividade do contribuinte de algum modo se vincula a práticas fraudulentas tais como a simulação de estabelecimento ou de quadro societário ou com a indevida emissão de documentos fiscais, será aplicada ao caso, entre outras medidas determinadas pela administração tributária, a disciplina constante do Capítulo II.

§ 3º - O procedimento de que trata este artigo não será concluído enquanto não decorrido o prazo previsto no artigo 25 do RICMS.

Artigo 12 - O Chefe do Posto Fiscal de vinculação do contribuinte, com base na declaração prevista no artigo 11, expedirá ato de cassação da eficácia da inscrição, que será publicado no Diário Oficial do Estado.
Parágrafo único - O ato referido neste artigo conterá, no mínimo:
1 - nome ou denominação social do estabelecimento;
2 - número de
inscrição estadual e no CNPJ; 3 - endereço constante do Cadastro de Contribuintes; 4 - data a partir da qual o estabelecimento é considerado inativo; 5 - identificação do Posto Fiscal de vinculação do estabelecimento.


Artigo 13 - Da cassação da eficácia da inscrição nos termos do artigo 12, caberá recurso uma única vez, sem efeito suspensivo, perante o Delegado Regional Tributário, no prazo de 30 (trinta) dias contados da data da publicação do ato de cassação no Diário Oficial do Estado.



A simples leitura do artigo 11 é suficiente para percebermos como é frágil a acusação do fisco, basta, no mínimo, a declaração de não localização do estabelecimento, como algo tão importante para o contribuinte, que é sua inscrição estadual que permite sua existência no mercado, pode ser tão facilmente cassada ?


E o pior, vejam que o artigo 13 estabelece que da cassação o infeliz contribuinte pode reccorer ao Delegado Regional Tributário, mas SEM EFEITO SUSPENSIVO, o que significa que os efeitos da cassação continuam, ou seja, o contribuinte figurará como cassado a partir da publicação e DEPOIS poderá recorrer dessa decisão.


Não é incrível como os ilustres membros do Poder Executivo Estadual de São Paulo simplesmente atropelaram a Constituição Federal ??? Basta ler o que o legislador constituinte determinou no artigo 5º, incisos LIV e LV, abaixo transcritos:

LIV - ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;


Eu preciso mencionar que um "ilustre" agente fiscal falou uma vez que "a Constituição Federal não existe dentro do Posto Fiscal", ainda bem que ele se aposentou aos 70 anos, pois ele era um péssimo exemplo de funcionário público. Mas se formos pensar bem, parece que ele estava com razão, ao menos de acordo com o que disciplina essa Portaria da Coordenação da Administração Tributária de São Paulo.

Para nossa sorte, existem TRÊS PODERES, e um deles, o Poder Judiciário AINDA ACREDITA na Constituição Federal, e todo contribuinte que se sinta lesado pelo Poder Executivo, poderá se valer de uma ação judicial para ter garantido o seu direito constitucional de ampla defesa e contraditório antes de ter a aplicação de uma penalidade tão dura e desproporcional, e isso sem tratar das possíveis arbitrariedades e abusos que ainda podem ocorrer com facilidade nesse meio, não é mesmo?


Enfim, precisamos defender nossos direitos, caso contrário, cada vez mais estaremos sendo vilipendiados por aqueles que deveriam ser justos e imparciais na sociedade.



O dia dos professores está chegando, quem tiver interesse no sorteio dos livros, clique aqui.


E para quem quiser saber o motivo de estar escrito tudo em cor de rosa, clique aqui.



Abs a todos.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Liminar contra Plano de Saúde






Muitas coisas podem dar satisfação profissional, mas para mim, não basta ganhar qualquer espécie de ação judicial, COMEMORO MUUUUUIIIITTO quando conseguimos garantir a continuidade de um tratamento contra o câncer e outros pedidos contra as empresas de Plano de Saúde, é uma verdadeira paixão!!! Nada pessoal contra os planos de saúde, mas sou humanista convicta e não conseguiria trabalhar nessas empresas, realmente, cada pessoa tem uma vocação profissional, não é mesmo?


Que dia feliz hoje!!! Foi uma grande comemoração!!! Parabéns à todos no escritório!!! Hoje é um daqueles dias que temos certeza que valeu a pena todo esforço, é sentir a paixão que impulsiona nossa vida e faz com que cada dia seja único!!!


Embora não tenha sido uma liminar (como normalmente é conhecido esse pedido urgente), porque o que conseguimos na verdade foi uma antecipação de tutela, pois liminar e antecipação de tutela são conceitos jurídicos totalmente diferentes... para quem precisa, pouco importa o formalismo técnico jurídico, o principal objetivo é o resultado prático, não é mesmo?

Aproveito minha alegria e o tema que a inspirou para me filiar à Campanha Mundial contra o Câncer de Mama, doença que já provocou cerca de 7 milhões de mortes no mundo, estima-se que no Brasil essa doença afete 49 mil mulheres até o final deste ano.

A Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA, Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio a Saúde da Mama, disse que o cenário da doença nos grandes centros urbanos do Brasil não é bom, devido principalmente à falta de informação e do fato das mulheres acharem que não correm nenhum risco. “Até mesmo o próprio médico não influencia na decisão pela mamografia. 31% das mulheres nunca realizaram mamografia para detecção, principalmente aquelas que dependem do sistema público de saúde”, diz.



Em contrapartida à dificuldade de diagnóstico no sistema público, o deputado federal Enio Bacci conseguiu aprovar a Lei Federal n.º 11.664/2008 que garante à mulher o direito do exame mamográfico pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a partir de 40 anos, e não mais de 50 anos de idade, como era anteriormente. O SUS deve assegurar, por meio de serviços próprios, conveniados ou contratados, a assistência integral à saúde da mulher.




Durante todo o mês, diversos eventos vão colorir de cor-de-rosa importantes pontos do país para alertar a população sobre a importância da mamografia periódica para todas as mulheres com mais de 40 anos e o respectivo diagnóstico precoce, ressaltando que o exame mamográfico é o melhor meio para detectar tumores ainda em fase inicial. Para quem tiver interesse sobre o tema, visite o blog da ABRALE, indicação da Helena, valeu pela dica!!!


PARTICIPE:


- Pendure panos, faixas ou um laço cor-derosa em sua fachada, sacada, janelas;

- Prepare um jantar para seus amigos e coloque à mesa toalha e guardanapos cor-de-rosa;

- Enfeite seu carro com fitas cor-de-rosa na antena, no retrovisor ou no chaveiro;

- Vista-se de cor-de-rosa, crie um detalhe no seu figurino, um lenço, uma fita ou um cachecol amarrado à bolsa ou à mochila;

- Use e abuse do rosa no seu site, blog, Twitter, Orkut ou Facebook;

- Fale com outras pessoas sobre a importância do autocuidado e da detecção precoce do câncer de mama;

- Se você tem tempo disponível, contribua, seja voluntário(a) da causa ao lado de entidades e grupos de apoio à saúde da mama.


Lembrem-se, o sorteio dos livros será na próxima semana, no dia dos professores, os interessados em participar, cliquem aqui.



Abs a todos.

Crédito das fotos:

1 - Foto: Carlos Zambrotti/AgNews - Cristo Redentor.
2 - Foto: Carlos Zambrotti/AgNews - As atrizes Maitê Proença, Taís Araújo e Claudia Abreu marcaram presença no coquetel de lançamento do Outubro Rosa - todas com roupa ou detalhe em cor de rosa.
3 -Foto: Getty ImagesAmpliar - A famosa Ópera de Sidney.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Marcha Mundial pela Paz






Conheci o trabalho exemplar dessa ONG "Mundo Sem Guerras e Sem Violência" que busca a paz no mundo, eles iniciaram uma marcha no dia 02 de outubro na Nova Zelândia e têm previsão para terminar no dia 02 de janeiro de 2010, na Argentina, após percorrer 160.000 km durante 93 dias.



Eles exigem que os governos priorizem os seguintes pontos nas políticas de defesa e relações exteriores:

• o desarmamento nuclear em nível mundial;
• a retirada imediata das tropas invasoras dos territórios ocupados;
• a redução progressiva e proporcional do armamento convencional;
• a assinatura de tratados de não agressão entre países; e
• a renúncia dos governos a utilizar as guerras como meio para resolver conflitos.



No "Manifesto aos Governantes e Poderosos do Mundo" estão as justificativas, os temores, as exigências e a possível solução, do qual transcrevo o que me parece mais importante, para ler o texto completo, clique aqui.


Somos todos responsáveis pelo que está acontecendo e temos que tomar uma decisão em nosso interior. Ou continuamos apoiando nossos governos em sua política armamentista, sempre justificada pelo temor e pela vingança, ou unimos nossa voz e nosso sentimento ao de milhões de seres humanos de diversos idiomas, raças, crenças e culturas para acender a consciência humana com a luz da Não-Violência.


Não deixaremos que a Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência passe despercebida entre nós, em nossas famílias, em nossos povos e em nosso mundo. Faremos crescer este impulso que nos comunica com o melhor de nós, de cada um, com o melhor do ser humano.

Somos milhares, seremos milhões e o mundo mudará.






Qual sua opinião sobre essa Marcha?







Lembro, novamente, que quem quiser participar do sorteio de livros no dia dos professores que está se aproximando, clique aqui.




Abs a todos.

sábado, 3 de outubro de 2009

Gandhi e o espírito olímpico


"O meu patriotismo não é exclusivo. Engloba tudo.
Eu repudiaria o patriotismo que procurasse apoio na miséria ou
na exploração de outras nações.

O patriotismo que eu concebo não vale nada se não se conciliar sempre, sem exceções, com o maior bem e a paz de toda a humanidade."

Gandhi



Vencemos !!! Vencemos !!!

O Brasil sediará as Olimpíadas!!!






Sinceramente, estou muito feliz, e acredito que temos a grande oportunidade de fazermos a melhor Olimpíada de todos os tempos!!! Modesta, né?


Deixem-me explicar: temos um povo maravilhoso, simpático por natureza e que sabe receber seus hóspedes estrangeiros como ninguém, meu marido diz que no Brasil todo estrangeiro se sente em casa... E olha que disso ele entende bem....


Fiquei mais feliz ainda porque adoro o espírito olímpico de união, fraternidade e amizade... Além disso, fiquei muito curiosa quanto ao fato dessa votação ter sido no dia 02 de outubro, data do nascimento de Gandhi e dia em que comemoramos o Dia Internacional da Não-Violência...


Coincidência fantástica: o espírito olímpico com os ensinamentos de Gandhi, lembrei de um artigo que recebi do querido amigo Arthur sobre um livro de Tsunessaburo Makiguti sobre a competição humanitária, do qual transcrevo um pequeno trecho:

O que importa é deixarmos de lado os motivos egoísticos, empenhando-nos para proteger e melhorar não só nossa vida, a dos outros também. Devemos agir pelo bem dos outros. Beneficiando os outros, beneficiamos a nós mesmos. Estou plenamente convencido de que chegou a época, cem anos depois de ter sido proposta pela primeira vez, de dar mais atenção à competição humanitária como diretriz para a nova era.

Uma razão para tanto é que a justiça social e a igualdade, consideradas pelo socialismo como antídotos para os males do capitalismo, estão realmente enraizadas em princípios humanísticos. Não se pode permitir que esses ideais pereçam junto com o fracasso do sistema comunista. Seria condenar ao esquecimento uma das mais cruciais experiências do século 20 — a de como o movimento socialista atraiu a lealdade de tantas pessoas, especialmente dos jovens, em larga extensão do planeta.


A importância do pensamento de Gandhi foi lembrada no 140º aniversário de seu nascimento em frente ao seu túmulo na Índia, no memorial de Rajghat, com a homenagem dos principais líderes políticos da Índia: o primeiro-ministro, Manmohan Singh; o líder da coligação governamental, Sonia Gandhi, e o dirigente da oposição L.K. Advani, assim como vários ministros e alguns representantes estrangeiros, como o embaixador dos EUA, Timothy Roemer, que destacou a influência «direta e positiva» que as ideias de Gandhi tiveram em Barack Obama. A cerimónia contou, além disso, com a presença de representantes das religiões budista, bahai, cristã, sique, zoroastra, muçulmana, hindu e judaica, todas presentes na Índia. *1



Como todos já sabem, sou uma otimista de carteirinha!!!

E, lembrando-me de um programa de televisão que assisti na TV Cultura com a presença de diversas personalidades que discutiam algo sobre "a necessidade do povo brasileiro acordar e tomar o controle da vida do país", numa dessas insônias da madrugada, César Benjamin disse que faltava algum objetivo, alguma meta que unisse o povo para querer algo melhor e maior do que tudo que já existe, para que acreditássemos novamente em nós mesmos e no nosso país, César, eis nossa oportunidade!!!


E vejo que esse sentimento é compartilhado por muita gente:

Milton Neves: disse que "E só porque sempre existe a perspectiva de corrupção, vamos abrir mão da Copa e dos Jogos Olímpicos? Seria como dar um tiro na barriga da vaca para matar o carrapato."

José Paulo Kupfer: "Na emoção e no entusiasmo da vitória brasileira com as Olimpíadas de 2016, no Rio, resumi em uma frase curta o que, na minha opinião, significa o fato: o risco é enorme, mas as chances são muito maiores."


Pela primeira vez em muito tempo não via as pessoas com orgulho de serem brasileiras, talvez seja realmente o início de um novo período histórico para o Brasil, vamos sonhar? Independentemente de raça, religião, ideologia ou partido político estaremos unidos com o objetivo de construir um país melhor para todos nós!!!


Para quem ainda não viu, eis o discurso do nosso Presidente Lula (deixem de lado qualquer pré-julgamento e apenas ouçam...), seguido do filme de Fernando Meireles que expressa muitíssimo bem o que somos, pois somente somos brasileiros porque somos a miscigenação de mais de 100 nacionalidades diferentes, por isso somente nós sabemos ser tão solidários:





E quem quiser participar do SORTEIO DE LIVROS que farei no dia dos professores que está se aproximando, CLIQUE AQUI.

Abs a todos.






quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dia da Secretária




Sei que estou um dia atrasada...



Mas deixo aqui minha singela homenagem a essa profissional tão importante no meio empresarial e, acreditem, principalmente nos escritórios de advocacia que prezam o bom atendimento ao cliente pois não conseguiríamos cumprir prazos, comparecer às audiências e atender os clientes sem a colaboração de uma secretária competente.



Parabéns à todos que pertencem a essa classe profissional tão importante, e, especialmente à Elaine, que nos auxilia com as nossas loucuras diárias...



Vejam os tipos de secretária:






A voz da experiência:






Abs.




PS: Quem quiser participar do SORTEIO DOS LIVROS que será realizado no dia dos professores, deixe seus comentários aqui.