terça-feira, 29 de junho de 2010

A importância da construção de sua marca



A construção da marca é um assunto importante para o meio empresarial, mas normalmente é deixado para outra ocasião, pois existem muitos gastos e despesas com uma nova empresa, contudo, uma marca forte auxiliará no sucesso do negócio.

Esse texto foi extraído do site do Sebrae devido a sua importância e à didática em que foi escrito. Tendo em vista que recebi alguns emails sobre esse tema, aproveitem!!!

Em breve férias acadêmicas!!! Estou precisando!!!

Abs, Sabrina.


Abri minha empresa respeitando todas as exigências legais. Contratei funcionários capacitados, negociei com bons fornecedores, fixei meus preços de forma adequada, analisei meus clientes, meus concorrentes, estudei o mercado em que irei atuar e o local onde meu estabelecimento se situa, enfim, será que estou no caminho certo para alcançar o sucesso?

Parabéns, claro que sua empresa está no caminho certo para o sucesso! E exatamente por sua empresa estar neste caminho acertado é que você deve começar a pensar na construção da sua marca.

O que é uma marca:

Marca é o sinal, imagem, nome, símbolo que liga um produto ou serviço a uma empresa. Simples, não é mesmo.

O seu registro é efetuado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. As orientações sobre os procedimentos necessários para a realização do registro de uma marca encontram-se disponíveis no site.

Este serviço de registro pode ser feito pelo próprio interessado ou por terceiros. Entretanto, o nosso foco aqui não está simplesmente no registro de uma marca, mas sim no seu processo de construção.

Mas por que tenho que ter uma marca?

Ter uma marca significa ser lembrado por seus consumidores. No caso em análise, de que vale todo o esforço para ter uma excelente empresa se na hora em que o consumidor precisar de um dos produtos ou serviços por ela oferecidos ele simplesmente não se lembrar dela?

É isto que significa construir uma marca. É ser lembrado, diferenciado e preferido por quem te interessa, ou seja, por sua clientela.

E construir uma marca não é só escolher um nome disponível e registrá-lo?

Não, na verdade a construção de uma marca envolve muito mais do que a simples escolha de um nome ou símbolo e de seu registro junto ao INPI.

A construção da marca envolve, também, a análise dos aspectos mercadológicos envolvidos tais como: criação do desenho da marca; compatibilidade com os produtos e serviços oferecidos pela empresa; nome utilizado como marca ser de fácil pronuncia; nome e símbolo que eventualmente representem a marca sejam de fácil memorização pelos consumidores, entre outros.

Além disso, para a construção de uma marca de sucesso é necessário ainda investir na identidade visual do estabelecimento, que vai desde as cores da fachada até o interior do próprio estabelecimento, incluindo seus móveis, equipamentos, instalações.

Tudo isso está envolvido com a construção da minha marca?

Sim, tudo isso, além é claro do estabelecimento de um padrão de qualidade dos produtos e serviços com os quais você irá trabalhar e, também, o investimento na qualidade do atendimento de seus consumidores.

Como nem todas as micro e pequenas empresas têm os recursos financeiros para a contratação dos serviços profissionais necessários para a construção da sua marca, aconselhamos os empresários interessados a utilizarem os serviços e produtos do SEBRAE-SP que, com toda a certeza, irão ajudar muito sua empresa nesta missão.


Boris Hermanson
Consultor Sebrae-SP
Maio de 2010


Fonte: Sebrae

8 comentários:

André disse...

Bom post!
Boa iniciativa do Sebrae em abordar o assunto.
A marca é essencial para uma empresa.Quanto mais original e bem construída, as chances de sucesso aumentam ainda mais

Diego Neves Pessoa (Fecap) disse...

De fato, a marca faz toda a diferença para uma empresa. Por meio dela, na maioria das vezes somos influenciados na hora de escolher por determinados produtos. O post é muito relevante e deixa bem claro o que é uma marca e o motivo pelo qual ela é tão importante para uma empresa.

Camila Gabriela Maciel (FECAP) disse...

A marca é, realmente, algo de suma importância para a consolidação de uma empresa no mercado, através dela a empresa será vista e lembrada pelos seus consumidores. O texto do Sebrae é bem claro e conciso sobre essa importância e explicita, acredito que, as principais indagações de um ingressante no meio.

Ana Carolina Rodrigues disse...

Muitas vezes, pequenas e médias empresas não se atentam para a relevância em desenvolver uma marca.
No texto abordado pelo Sebrae fica claro a importância de uma boa marca, principalmente, quando enfatiza que a grande conquista para uma empresa é ser lembrada pelos seus clientes, o que a levará para o sucesso.

Renata C. Silva Yokoyama (FECAP) disse...

Entendo que a construção de uma marca é fundamental para o sucesso do negócio, pois a marca e o logo são vistos como a identidade da empresa e se forem agradáveis visualmente e de fácil memorização irão servir para os clientes sempre lembrarem da marca quando o assunto sobre o ramo vier a tona em qualquer tipo de diálogo, o que irá promover a empresa a todo momento.

Raphael Tajiri FECAP disse...

Hoje em dia muitas empresas estão se atentando e efetuando certos investimentos nas marcas ! Hoje o cliente procura algo de qualidade e muitas vezes indo direto para marca "melhor" ! Um caso que vi e deu muito certo foi quando a nestle comprou a tostines e colocou o nestle embaixo do tostines em todas embalagens isso iria aumentar o nome da nestle, pois a tostine era uma das maiores marcas de bolachas !

Samy Oliveira disse...

De fato a marca é muito importante para as empresas demonstrarem o poder de mercado, as influências comerciais surgem a partir da aceitação de uma marca e produto no mercado, muitas vezes a marca é mais lembrada, como a coca cola, sabão OMO e outros, particularmente vejo muito a marca do que o próprio conteúdo do produto...adorei a matéria.

PAULO ROVAI (ADM/4 NA) disse...

Sendo ex-proprietário de comércio alimentício, estou inclinado a concordar com tudo que foi dito, principalmente com a parte da sua marca ter uma identidade única, e que de preferência, seja a primeira a ser lembrada (no meu caso então, mais ainda, afinal tinha uma pizzaria/restaurante).
A escolha do local e a análise se seus concorrentes, tanto diretos com indiretos, é uma tarefa, um tanto quanto, simples comparadas à escolha de seu nome comercial.
De fato, o texto aborda os primeiros passos de sua futura empresa.
PAULO ROVAI
ADM/4ºNA
RA 13020658