terça-feira, 17 de novembro de 2009

O futuro é problemático mas não inexorável...

Quando, porém, falo da ética universal do ser humano estou falando da ética enquanto marca da natureza humana, enquanto algo absolutamente indispensável à convivência humana. (...) mais do que um ser no mundo, o ser humano se tornou uma Presença no mundo, com o mundo e com os outros.



Presença que se pensa a si mesma, que se sabe presença, que intervém, que transforma, que fala do que faz mas também do que sonha, que constata, compara, avalia, valora, que decide, que rompe. E é no domínio da decisão, da avaliação, da liberdade, da ruptura, da opção, que se instaura a necessidade da ética e se impõe a responsabilidade. E ética se torna inevitável e sua transgressão possível é um desvalor, jamais uma virtude. (...)




A ideologia fatalista, imobilizante, que anima o discurso neoliberal anda solta no mundo. Com ares de pós-modernidade, insiste em convencer-nos de que nada podemos contra a realidade social que, de histórica e cultural, passa a ser ou a virar "quase natural". Frases como "a realidade é assim mesmo, que podemos fazer" ou "o desemprego no mundo é uma fatalidade do fim do século" expressam bem o fanatismo desta ideologia e sua indiscutível vontade imobilizadora.


Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta realidade que não pode ser mudada. O de que se precisa, por isso mesmo, é o treino técnico indispensável à adaptação do educando, à sua sobrevivência. O livro com que volto aos leitores é um decisivo não a esta ideologia que nos nega e amesquinha como gente.





Esta é a introdução de Paulo Freire do seu livro "Pedagogia da Autonomia", simplesmente fantástico, quem não leu, aqui está uma boa opção de leitura...


Abs a todos.


Um comentário:

Sabrina Noureddine disse...

Ontem me perguntaram "Por que o futuro não é inexorável?"
Achei melhor também responder essa questão aqui no blog.
Eu concordo com Paulo Freire que o futuro não é determinado pelo que somos, ou em virtude de nossa origem étnica, religiosa, ou econômica.
Nosso futuro será o que fizermos em nosso presente...
A cada dia construímos nosso futuro!!!
Grande abraço a todos.