quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor - Resultado do Sorteio





Hoje é dia do professor e acabei de chegar da Faculdade e, conforme prometi, fiz o sorteio dos livros da editora Atlas, o primeiro é a Constituição Federal de 1988 com suas emendas e o segundo é a Nova Lei de Falência, Recuperação Judicial e Extrajudicial.





Primeiramente, agradeço a colaboração de alunos que não estavam participando do sorteio, porque os papéis com os nomes dos participantes foram "auditados" pela aluna Josefa Andrade, todos os outros alunos do 2º B fiscalizaram o procedimento do sorteio. A aluna Poliana Nascimento pegou o primeiro papel para sortear a "Constituição Federal" e o aluno Fábio Cheung pegou o segundo papel para sortear a "Nova Lei de Falência", os ganhadores são:



Constituição Federal: Jefferson Cunha

Nova Lei de Falência: Maria Cecília Soares




Parabéns aos ganhadores, espero que façam um bom proveito. Agradeço a todos que participaram e emitiram suas opiniões sobre a diversidade de cultura e religião porque, como educadora, quero aumentar o debate sobre essa diferença e a diversidade pois esse é um dos maiores desafios dentro e fora da sala de aula, pois diz respeito a toda a sociedade.


Uma pesquisa realizada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira, revelou que todas as pessoas envolvidas com a escola, desde os pais até os docentes, praticam algum tipo de discriminação, assim, os docentes precisam desconstruir suas próprias pré-noções.


Segundo essa pesquisa, 99,3 % dos alunos, pais, funcionários e professores possuem algum tipo de preconceito étnico-racial, socioeconômico, com relação a portadores de necessidades especiais, gênero, geração, orientação sexual ou territorial.



O estudo ouviu 18,5 mil pessoas em 501 escolas públicas de todo o país. O grupo mais atingido pela discriminação foi o de portadores de necessidades especiais, em seguida estão os negros. Para diversos especialistas, a Escola reflete o que ocorre na sociedade, e eu concordo com isso.


Como o professor é um agente na formação de opinião, ele deve estimular o debate sobre essas questões e apresentar a diversidade das visões de mundo. Eu procuro debater sobre diversas matérias de interesse da sociedade na sala de aula (desde que pertinente à matéria que leciono) e, principalmente, nos blogues, que não tem restrição de assunto e são um espaço bastante democrático.


Espero que todos continuem participando com seus comentários e sugestões. Parabéns a todos os professores, especialmente aos que estão sempre por aqui: Dalton França e Combates pela História.

Agora vou tomar um chá bem quente e ver se melhoro dessa gripe horrorosa. Abs a todos.

Um comentário:

Luciana disse...

O tempo pegou todo mundo.
Melhoras pra vc.