sábado, 7 de novembro de 2009

ENADE: requisito obrigatório para diploma



Alguns alunos estavam reclamando que amanhã (08/11), pleno domingo (provavelmente de sol) e que antecede as provas curriculares, eles deverão comparecer nos endereços designados pelo MEC para a realização da prova denominada ENADE. Como o MEC determina os locais de prova por área de ensino, um aluno que mora na zona norte poderá ter sido designado para fazer o ENADE no extremo da zona sul, o que, obviamente, ocasionou reclamação.




Pelo que acompanhei nos demais blogues e burburinhos em geral, a reclamação é no Brasil inteiro, pois o critério para designação de endereço é o mesmo em todo território nacional.



Também sabemos que alguns movimentos estudantis estão alardeando para que os alunos não realizem a prova ou a entregue em branco... Aqui não pretendo julgar se estão certos ou errados na forma de agir, a argumentação que fundamenta essa atitude até pode ser plausível, pois afirmam que uma prova não pode avaliar todo o sistema universitário, e que o problema da educação é do ensino básico que reflete no ensino universitário.



Entretanto, cuidado!!! A decisão de não fazer a prova ou entregá-la em branco deve ser tomada somente após muita reflexão, e não por impulso ou imediatismo, é importante pensar no futuro!!!



Os jovens tem muita energia para reivindicar, se rebelar e contestar, creio que tudo isso é válido, mas precisamos de um parâmetro para avaliar as instituições, pois ficou muito fácil arranjar um espaço físico, uma lousa e um professor, tem muita faculdade que simplesmente "vende" o diploma, pois na minha opinião, muitos lugares fingem que ensinam apenas para receber a mensalidade, o pior, os formados por essas instituições provavelmente pagaram com dificuldade esperando um futuro melhor e depois descobrem que o mercado de trabalho não é receptivo com eles, ou seja, dinheiro jogado no lixo e muita frustração...



Creio que o ENADE é uma excelente oportunidade para que os alunos mostrem o que aprenderam, pois a instituição de ensino será avaliada por esse desempenho, ao mesmo tempo, uma instituição que fique bem colocada, terá uma enorme receptividade no mercado de trabalho, o que é um excelente negócio para o aluno.



Outra questão é a obrigatoriedade em realizar o ENADE para receber o diploma universitário, ou seja, quem faltar, mesmo levando atestado médico, não poderá receber seu diploma enquanto não realizar a prova do ENADE.



O mercado de trabalho está de olho nas faculdades que se preocupam em ensinar, se necessário até ensinar ao aluno matérias básicas para que eles consigam prosseguir com os estudos universitários, tanto é verdade que a Folha de São Paulo destinou um espaço enorme para mostrar o resultado dos últimos exames:


Li em alguns blogues que o empregador poderá pedir a nota do ENADE na entrevista de emprego, embora não exista uma regra jurídica específica sobre esse exame, creio que podemos entender que é aplicada a regra geral: essa nota é individual e não pode ser utilizada para outros propósitos. Entretanto, como empregadores são pessoas, e pessoas erram o tempo inteiro, não podemos afirmar que isso jamais ocorrerá... Nesse momento, se você tem uma boa nota, ótimo porque conseguiu o emprego, se não conseguiu obter uma boa nota e prejudicou seu ingresso na empresa, poderá reclamar na justiça.


Nesse aspecto, estou orgulhosa e satisfeita em pertencer a uma instituição educacioanal como a UniFecap, pois sempre oferece cursos de capacitação e orientação para os professores (ontem mesmo participei da palestra: Bem-estar vocal, em parceria com o Sinpro/SP, e já realizei curso de Moodle, Power Point, entre outros), os coordenadores sempre exigem o máximo dos professores, além da estrutura que proporcionam aos alunos, mas não tenho como dar opinião pois não vivencio essa experiência como aluna.



Qual sua opinião sobre o ENADE ?



Boa Prova para todos os universitários (cerca de 1 milhão em todo país...) ! ! !


... Agora vou corrigir provas e trabalhos para entregar as notas parciais, daqui duas semanas teremos a última prova, o ano já está no fim...



Abs a todos.

6 comentários:

Cris Tarcia disse...

Ola!

Gostei do texto e do seu blog. Vou voltar

Um abraço e um lindo domingo

Taiguara Langrafe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taiguara Langrafe disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taiguara Langrafe disse...

Sabrina,

Parabéns pelo blog. Concordo com sua visão sobre a participação dos alunos nas avalaições oficiais. Que se pesem questões ideológicas, o fato é que o sistema de avaliação como posto está colaborando para a evolução da qualidade no ensino realizado pelas escolas.

Abraços

Sabrina Noureddine disse...

Oi Cris,
Obrigada pela visita.
Volte sempre!!!
Abs.

Sabrina Noureddine disse...

Oi Taiguara,
Obrigada pela visita e pelo comentário.
Como educadores, sempre sonhamos com um país onde o ensino seja de boa qualidade desde a pré-infância...
Enquanto isso, no mundo real, o Enade está ajudando a avaliar a qualidade de ensino universitário...
Volte sempre!!!
Abs.