sexta-feira, 19 de março de 2010

Casamento na igreja de católica com muçulmano



"Confia em ti mesmo:
todos os corações vibrarão em uníssono com essa corda."

Emerson



Recebi alguns e-mails com essa pergunta e li sobre esse assunto em algumas postagens, como passei por isso e casei na igreja, vou narrar aqui a minha experiência.

A igreja católica é regida pelo direito canônico que permite o casamento entre religiões diferentes desde que cumpridas algumas exigências definidas nos textos canônicos e devidamente autorizado pelo bispo.

Assim sendo, o primeiro passo é procurar o padre da igreja que você frequenta para que ele inicie o processo canônico. Saliento, não vá a qualquer igreja, procure o padre que você conhece, digo isso porque cometi o erro de ir a uma igreja que pensei em realizar meu casamento, infelizmente passei por momentos extremamente constrangedores, vou relatar o ocorrido.

No dia agendado para comparecermos na igreja (meu noivo - atual marido - e eu), fomos encaminhados para salas diferentes para conversar com padres diferentes, até esse dia não tinha verificado que eram padres maronitas...

Enfim, ficamos aproximadamente uma hora e meia, eu ouvi absurdos do tipo: "depois de casar seu marido vai proibir que você trabalhe", "ele vai te prender dentro de casa", "vai passar comida por debaixo da porta", e coisas do gênero... E por fim ele disse que era melhor eu pensar melhor antes de casar com um muçulmano... Saí tonta de tanta coisa ruim que ouvi... Adivinhem o que o outro padre falou para meu marido??? Me recuso a escrever todos os absurdos sobre as mulheres brasileiras que aquele padre disse para ele, um absurdo!!! Evidentemente que não voltamos para lá...

Fui conversar com o padre da igreja que eu costumava frequentar e tudo correu bem, no dia agendado, ele conversou com os dois ao mesmo tempo e na mesma sala, explicou sobre as dificuldades de ter uma família em que cada cônjuge possui uma fé, mas que o mais importante era que ambos acreditavam em Deus e que o amor vence qualquer obstáculo, e não seria a religião que impossibilitaria uma união de amor... Lindo, não?

Após essa primeira reunião, tivemos que juntar diversos documentos e duas testemunhas que conheciam meu marido e falaram a respeito dele, de seu caráter, de sua integridade, seriedade, enfim, depois tivemos que assinar um documento onde nos comprometemos a batizar e ensinar a religião católica para nossos filhos e que meu marido frequentaria o cursinho de noivos.

Depois de tudo assinado e todos os documentos juntados, o processo foi encaminhado ao bispo que autorizaria ou não o casamento. Na época fui informada que todo o processo canônico levaria aproximadamente 03 meses e de fato foi o tempo que demorou.

Pronto, com a autorização do bispo na mão, marcamos a data do casamento e a data do cursinho de noivos... No cursinho, a única parte que meu marido estava dispensado era sobre os ensinamentos da igreja sobre o casamento, nessa parte o padre foi super gentil, ficou lá fora conversando com ele e mostrando toda a igreja, ele subiu até o sino para mostrar a vista da cidade.... :)


É isso aí, para aqueles padres malucos, um recado: estou casada há 07 anos e 02 meses e estou muito feliz, continuo trabalhando no escritório, leciono à noite, terminei meu mestrado, nunca fui obrigada a usar roupa muçulmana (nem quando fui visitar a família dele no Líbano), nunca cozinhei porque ele prefere cuidar dessa tarefa (e faz muito bem), tanto que estou muito bem alimentada, bem até demais para o padrão de beleza atual... :) :) :)


Essa é a minha experiência pessoal. Abs a todos.



Imagem: Igreja Maronita Nossa Senhora do Líbano - foto tirada na nossa viagem em 2009

7 comentários:

Olívia Barros disse...

Parabéns Sabrina pela gentileza de compartilhar sua história, pelo serviço prestado e pelo post esclarecedor.
Posso fazer um link da sua postagem? Acho que algumas pessoas que visitam
o meu espaço gostarão de saber disso. Eu mesma nem sabia que era possível casar na igreja católica e o cônjuge pertencer a outra religião.
Um beijo grande e bom final-de-semana.
Li

Sabrina Noureddine disse...

Oi Olívia,
Pode sim, a ideia é justamente compartilhar conhecimento e experiência!!!
Obrigada pela visita.
bjos, Sabrina.

Dri disse...

Naum sabia q podia casar na igreja.
Gostei dessa info.
Bjk, Dri.

Anônimo disse...

Gostei muito de ler, tive a resposta que tanto procurava! Obrigado por partilhar, e espero eu tbm conseguir encontrar um padre que o faca!
Marta, Inglaterra

Sabrina Noureddine disse...

Oi Dri, é uma informação pouco divulgada pelos padres em geral, né?
Obrigada pelo comentário.
Apareça sempre.
bjos.

Sabrina Noureddine disse...

Oi Marta, fico feliz em ter ajudado, comentários como o seu dão a força necessária para continuar escrevendo.
Boa sorte!!! bjos.

Camila Mesquita disse...

só uma pergunta: ele teve que se converter ao catolicismo ou continuou mulçumano? ele era/é raticante do islamismo? abraços